Navigation Menu

Arquitetura da Felicidade



Oi meus queridos leitores, que alegria estar aqui novamente pra compartilhar um pouco do que tenho vivido em minha profissão.  Estive distante por um bom tempo, por mil motivos, trabalho, casa, casamento... enfim muita coisa mudou em minha vida nos últimos dois anos. Mas estou de volta e espero que agora pra ficar rsss

Por muito tempo eu me questionei a respeito do meu trabalho, que linguagem estava usando, que mensagem estava passando por meio dos meu projetos... sempre prezei por fazer algo 100% personalizado ao perfil do cliente, mas apesar de seguir por essa premissa, é por obrigação do profissional, proporcionar ao cliente um espaço que acolhe e protege, onde nos sentimos confortáveis com nós mesmos e identificamos os objetos, a disposição dos móveis, os habitantes e os hábitos, porque todos refletem nossos gostos e desejos.


Transformar o imóvel em um lar implica trazer personalidade aos ambientes e atender às necessidades de cada cliente para os fazerem felizes onde habitam. Isso explica a sensação de frieza e falta de emoção que muitas vezes temos ao entrar em ambientes copiados de uma página de revista .


Um dia, vendo uma entrevista de uma arquiteta conhecida minha, tive um start, e o assunto era  "Arquitetura da Felicidade", ali na mesma hora eu disse "é ISSO!Esse é o meu trabalho!" Ali me dei conta de qual mensagem estava passando em meus projetos, o ambiente afeta as emoções humanas, nós somos o espaço onde estamos. Por isso, é essencial compreender o estilo de vida dos moradores ainda no planejamento da arquitetura do imóvel. Uma vez li uma frase de um arquiteto que gosto muito, Márcio Kogan, que diz “Quanto mais entendo o cliente, melhor fica o trabalho. O projeto precisa fazer com que o morador se sinta bem. Apenas crio espaços e móveis, mas é ele quem dá vida ao lugar”.



A função da arquitetura da felicidade é essa, trazer nos sentidos humanos, tudo o que lhe traz prazer, no toque, na harmonia no olhar... Aquilo que nos traz de volta pra nós mesmo, pra natureza....



 Imagens: Pinterest


0 comentários: